FAQ

O que é Influenza?

É uma doença infecciosa aguda do trato respiratório conhecida como gripe, altamente contagiosa causada por um vírus que é em 3 tipos imunológicos: Mixovirus Influenza A, B e C, sendo que o A e B com relevância clínica em humanos.

 

Para quem a vacina está indicada?

É recomendada para crianças acima de 3 anos. Gestantes devem apresentar solicitação do médico assistente. As mães que estão amamentando podem tomar a vacina.

 

Por que devemos nos vacinar anualmente?

O vírus influenza possui alta taxa de mutação e as epidemias anuais são causadas por novos subtipos que surgem em consequência de pequenas alterações em sua estrutura, que implicam em modificações a cada ano da composição da vacina.

 

Após ser vacinado, a pessoa está imune à gripe pelo vírus influenza?

Não, a vacinação tem como objetivo prevenir a gripe e, principalmente, reduzir a morbimortalidade associada à infecção.

 

Quem não pode se vacinar?

Pessoas com alergia verdadeira às proteínas do ovo, alergia à derivado de mercúrio (Merthiolateº), se utilizado multidose; hipersensibilidade aos componentes da vacina, alérgicos à gentamicina.

 

Quais os efeitos colaterais?

Febre baixa, dor local e mal-estar nas primeiras 48h da aplicação, além de dor de cabeça, cansaço e dor no local da aplicação.

 

A vacina da gripe protege contra o coronavírus?

Não protege contra o COVID-19,mas evita casos moderados a graves de gripe do vírus influenza que pode ser fator confundidor oara diagnóstico de infecção por coronavírus.

 

Quando deve ser realizado o exame RT-PCR?

Esse teste deve ser realizado no início da doença, especialmente na primeira semana, quando o indivíduo possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2.

 

Como é coletado o material para o exame RT-PCR?

As amostras são coletadas através de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta). A abordagem do exame, no momento, é do profissional de saúde que está atendendo o paciente no hospital, ambulatório ou consultório.

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa Política de privacidade.